Dicas rápidas:
- Estar de carro é imprescindível, já que os passeios são todos distantes. Aluguei um em Brasília.
Caso você não dirija, pode contratar um guia ou agência local com o carro deles, mas, sairá bem mais caro.
- No inverno é período de seca, muito barro e poeira. As roupas não poderão ser reutilizáveis, logo, leve um look para cada dia, ou se prepare para lavar lá.
- Sapatilha de cachoeira foi minha melhor amiga. Compre uma confortável. Eu consegui fazer as trilhas com ela e dispensar o tênis.
- Não há restaurantes na maioria dos passeios. Tome um café da manhã reforçado, e leve lanches para o passeio. Quando sair, faça aquele famoso “almojanta”.
- No período que eu fui, as estradas estavam bem ruins. Não indico um carro 1.0 por lá, mas há pessoas que até tentam.
- Diferente de passeios, como Bonito por exemplo, a Chapada dos Veadeiros tem sua natureza bem preservada, portanto, para acessar os lindos lugares, é preciso andar muito! Lembre-se disso quando for fazer seu roteiro. Não acho legal fazer mais de 6 dias, o cansaço físico será grande.
- As principais cidades para se hospedar são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Optamos por Alto Paraíso, que é a mais "urbana" de todas, e com os melhores preços de hospedagem.
- Lugares que eu amei comer: Cravo & Canela (Alto do Paraíso), Bistrô Vinil (Alto Paraíso) e Santo Cerrado (São Jorge)
- Me hospedei na Pousada Araras, melhor custo-benefício, e café da manhã nota 10. Tapioca e cuzcuz feitos na hora, além de muitas outras variedades de frutas, pães e bolos.
DIA 1 - CATARATA DOS COUROS
Saímos de Brasília pela manhã, e o plano era fazer a trilha da Catarata dos Couros.
Porém, alguns perrengues aconteceram no caminho, como um pneu furado, e chegamos na cachoeira às 15 horas. Não daria para fazer o percurso de 6km de trilha ante do anoitecer, então fizemos só a primeira cachoeira, que dizem ser a mais simples (eu já achei linda, então, imagina as outras né).
Esse foi o único passeio que iriamos contratar um guia (sairia 180 reais). Como só visitamos a primeira cachoeira, não foi necessário.
Antes de chegar nas cataratas, também paramos para almoçar no rancho da Dona Luzia. Comida típica, no fogão à lenha. Mas, recomendo que façam a refeição na volta do passeio. Vivendo e aprendendo, né? Hehehe
DIA 2- CACHOEIRA MACAQUINHOS
Mais um passeio que leva o dia todo. E, na minha opinião, é IMPERDÍVEL. 8KMS de trilha (ida e volta), porém, há 10 quedas d’água no caminho. O que torna tudo menos cansativo.
A trilha é bem sinalizada, e é dispensável a contratação de um guia.
DIA 3 - VALE DA LUA + ALMÉCEGAS I E II, e SÃO BENTO
VALE DA LUA
O vale da lua é o cartão postal da Chapada. Com um solo que parece o da lua, ele contém várias crateras, com água, cachoeira. Um passeio lindo e diferente.
Está sempre cheio, então recomendo chegar no primeiro horário.
IMPORTANTE: o lugar é extremamente perigoso. Infelizmente mortes acontecem lá, todos os anos, principalmente na época de cheias, quando há trombas d’água. Não entre nas crateras se for nessa época, e siga as recomendações locais.
Na foto acima, temos o lugar mais instagramável do local. É chamado de útero da mãe natureza.
ALMÉCEGAS I E II, e SÃO BENTO
Essas três cachoeiras ficam na fazenda São Bento. Apesar de lá eles recomendarem o contrario, eu recomendo que conheçam a São Bento primeiro, e depois as almécegas. No final da tarde, quando fomos para a São Bento, estava parecendo o piscinão de Ramos, de tão cheio.
DIA 4 – CACHOEIRA DO SEGREDO
Era para conhecermos a famosa Santa Bárbara, porém, estavam cobrando 300 reais por pessoa para a entrada. Desistimos de conhecê-la dessa vez, e trocamos pela do Segredo.
É o passeio com a trilha mais linda. São 7km (ida e volta), porém a trilha é coberta, entre a floresta, tornando muito mais fácil de fazê-la.
Mais uma que eu colocaria na lista de imperdíveis da Chapada dos Veadeiros.
Ela conta com três paradas, a última, a Cachoeira do Segredo, é a água mais gelada que já senti na vida. O risco de hipotermia é grande, então leve um casaco e toalha para se secar.
DIA 5 – PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS – Cânions II e Cachoeira Carioca
O parque nacional da Chapada dos Veadeiros contém diversas trilhas, de 6km a 23km.
Optamos por fazer a trilha dos Cânions II e Cachoeira Carioca, que é de 11km. Em vista do que já havíamos visto antes, ela totalmente dispensável. Trocaríamos pelo Mirante da Janela ou outra, dentro do parque.
DIA 6 – MORADA DO SOL
Nos indicaram a Morada do Sol para ir com a minha mãe, já que a trilha é mais curta (3km ida e volta).
O lugar é bem bonito, e era para ser um último dia tranquilo, até encontrarmos o guia VELHOJOE (o instagram dele é esse).
Ele estava indo passear com seu filho, e leva-lo no ponto secreto do local, batizado, por ele mesmo, de Memorial JK. Óbvio que imploramos para ir junto, e ele nos levou no lugar mais lindo que visitamos na Chapada dos veadeiros.
No caminho, tínhamos que pular entre os cânions e seguir nadando.
Foi maravilhoso, logo, coloco a Morada do Sol como imperdível, SE fecharem com o guia VELHOJOE, que os levará ao SECRET POINT.
Ficou com alguma dúvida? Me siga no instagram, e eu te respondo o que precisar! =)
@lari.pauli