Paris, a cidade dos sonhos. Foi com esse pensamento que fui pela primeira vez para lá. A decepção foi tão grande quanto a expectativa. Metrô fedido, sujo e com ratos, pessoas extremamente rudes, muitos casos de furtos, ciganos tentando aplicar golpes, e até com a Torre Eiffel me decepcionei (achei ela pequena).
Foi uma de minhas primeiras viagens, estava sozinha, era inexperiente.
Voltei após 6 anos, com outra bagagem, com internet no celular (importantíssimo), com o aprendizado de chegar nos lugares falando pelo menos uma palavra em francês (o tratamento foi de zero a 10 - ganhei a simpatia dos franceses) e sem expectativas. Foi aí, que sem querer, me apaixonei por Paris.
DICAS RÁPIDAS:
-Cuidado com os batedores de carteira nos metrôs e lugares cheios. Se atente também as ciganas que te oferecem algo. Nunca é de graça.
-O melhor jeito de se locomover por lá é o metrô.
-Mantenha o ticket do metrô durante todo o trajeto. Muitas pessoas pulam a catraca para entrar de graça. Devido a isso, vira e mexe há guardas solicitando seu ticket de entrada. Se você não estiver com ele, paga uma multa de 50 euros.
-Pão e água são de graça em Paris. Caso o garçom não traga, peça pela “água da casa”.
-E sim, se você chegar falando pelo menos uma palavra em francês (Bonjour/Bonsoir) será infinitamente bem tratado. Os franceses não gostam de quem chega falando em inglês, querem que os turistas se esforcem para falar a língua deles.
DIA 1
Torre Eiffel - aproveite para tirar foto dela de todos os ângulos possíveis, e curta o parque que há ao lado dela.
Siga para o Arco do Triunfo, e depois, percorra a famosa Avenue dês Champs Elyssés.
À noite, volte à Torre Eiffel para vê-la iluminada! É a coisa mais linda!
DIA 2
Museo do Louvre - Mesmo que você não seja fã de museus, é imperdível você, pelo menos, conhecer a magnífica entrada do museu.
No museu estão obras famosas como a Monalisa, Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia.
Além de uma magnífica ala dedicada ao Egito Antigo (eu amo).
Após o Louvre vá para o Jardin des Tuileries, que fica ao lado do museu.
Depois, siga em direção ao Museu d’Orsay. O local do museu era uma ferroviária, o que dá um charme à parte para o museu, além de conter obras permanentes de Van Gogh, Monet e Renoir.
DIA 3
Fizemos um bate volta à charmosíssima cidade medieval de Provins, que fica há 1 hora de trem de Paris.
A cidade ainda é pouco conhecida pelos brasileiros, mas colocaria na lista de imperdíveis.
DIA 4
Catedral de Notre Dame - não deixe de ir, linda por dentro e por fora.
Jardin du Luxembourg - Para os apreciadores de lindos jardins, ;e uma parada obrigatória.
Galeries Lafayette - É a principal loja de departamento de luxo de Paris, mesmo que você não queira comprar nada, vá pelo menos para ver a maravilhosa arquitetura do local.
Cemitério do Père-Lachaise - um dos cemitérios mais famosos do mundo, onde estão enterrados personalidades como Oscar Wilde, Allan Kardec e Victor Noir. Esse último com uma peculiaridade: Victor era um jornalista que foi assassinado, e teve uma ereção post mortem. Pois bem, em seu túmulo foi feito uma estátua representando o momento de sua morte, e hoje, representa o símbolo da fertilidade. Muitas pessoas vão lá para passar a mão na genital da estátua rs.
DIA 5
Palácio de Versalhes
Ele fica há 1 hora de Paris, e é um dos lugares mais bonitos que já vi. Os lustres, os quadros, as obras do palácio, tudo muito impressionante. E os jardins são um show à parte!
Na parte da tarde pegamos o trem para uma outlet que fica há 30km de Paris: La Vallé Village. Para quem quer fazer compras, os descontos chegam à 70%. Vale a pena incluir no roteiro.
Comments