Cunha fica a 230km da capital de São Paulo, um pouco antes de Paraty.
A pequena cidade, que costumava passar despercebida por muitos, ganhou uma grande atenção na pandemia, aumentando muito o número de turistas na região.
Hoje a cidade, que já tinha muitas atrações, está se estruturando cada vez mais. Muitas pousadas, vinícolas e lojas sendo construídas. E hotéis e pousadas lotadas para os próximos meses.
Passei um final de semana lá, mas poderia passar até mais dias, já que a cidade é cheia de trilhas, de diversos tamanhos e para todas as idades.
DIA 1
- Nascer do sol na Pedra da Macela
A entrada da Pedra da Macela está localizada na cidade de Cunha, porém o pico fica em Paraty, e lá de cima você vê o encontro das águas de Paraty e Angra dos Reis.
Nossa pousada ficava a 40 minutos da pedra, então saímos às 4h da pousada, para dar tempo de pegar o nascer do sol lá de cima. Chegamos bem em cima da hora, e a subida é bebem íngreme. Então aconselho ir um pouco mais cedo, para dar tempo de dar uma descansadinha entre um passo e outro.
Sério, eu sofri com essa trilha.
Mas nem preciso dizer que a vista compensa tudo, né?
- Depois voltamos para o hotel, mas para aproveitar o caminho, você pode conhecer o Contemplário (local com campos de lavanda, onde você pode relaxar e fazer pícnico) e o Olival, um lugar com campos de oliveira e um restaurante.
- Ali na mesma estrada, voltando para a Pedra da Macela, há o KALLAS DA SERRA, restaurante delicioso, de comida caseira e massas artesanais, e um campo de copos de leite.
- Em seguida você pode ir ao centro da cidade, que é um charme, e apreciar os diversos fuscas dos habitantes (sério, tem muito fusca lá), e também parar para umas comprinhas nas diversas lojas de cerâmica!
- Já aproveite para jantar pelo centro. Lá recomendo o restaurante LA BATATARIA OFICIAL.
DIA 2
-Aproveite a manhã para conhecer a cachoeira do Pimenta! P.s.: A pousada que me hospedei tem uma trilha que dá acesso lá! Eu aconselho ir por essa trilha, já que de carro são uns 30 minutos, e andando pela trilha, 1 hora, de nível fácil.
-O almoço recomendo que faça no DO GNOMO RESTAURANTE, a truta dele já foi premiada como a melhor! Comida simples e sofisticada, amei!
- E, por último, mas não menos importante, conheça O Lavandário, local responsável pela fama turística de Cunha!
Tome um sorvete, um chá ou coma um bolinho vegano de lavanda :)
Me recomendaram ir no horário do pôr do sol, mas os dois dias que tentei estava lotado!
P.s.: Lá em Cunha há entrada para o Parque Estadual da Serra do Mar, onde há diversas trilhas e cachoeiras para todos os gostos.
Pousada que indico: POUSADA ESTÂNICA VIP
Mais informações, me chame por direct no Instagram: @lari.pauli