Capitólio é uma cidade de Minas Gerais, com uma beleza exuberante. Dois dias foram pouquíssimo tempo para ficar por lá, porém era o que conseguimos no momento.
Vale lembrar, que com esses dois dias, não estou contanto o dia da ida e nem o da volta. Se for contar, são 4 dias.
Saímos da capital de São Paulo, o que totalizou quase 6 horas de carro.
COMO ESTÁ CAPITÓLIO DEPOIS DO ACIDENTE
Como muitos sabem, no começo de 2022 aconteceu uma tragédia na região. O paredão na região dos cânions caiu em cima de algumas lanchas, deixando 10 mortos no acidente.
A cidade ficou bem mais vazia após isso.
Pudemos ver onde o local aconteceu, e hoje em dia sua passagem até lá é proibida. Os cânions continuam a ser visitados, por apenas até uma certa área, as lanchas não podem mais estacionar por lá, somente passar, e é obrigatório o uso de capacete e colete na região.
ONDE SE HOSPEDAR EM CAPITÓLIO
Fiquei na Pousada e Camping Canyons, e fui surpreendida positivamente ao chegar lá.
O lugar é um charme, imerso à natureza. Minha varanda dava de frente para um campo, e vira e mexe víamos o gado pastando de pertinho (nós paulistanos achamos isso sensacional né hahaha).
O local tem infraestrutura também para camping. Você pode levar, ou alugar lá a sua barraca. Além de estacionamento para motorhome.
O café da manhã é muito bom, completo, e com bastante variedade. Uma delícia!
A pousada tem um ótimo custo-benefício, e uma ótima localização! Fica pertinho dos principais pontos turísticos.
O QUE FAZER EM CAPITÓLIO
Dia 1
Parque Mirante dos Canyons
É uma atração imperdível, já que que lá está o cartão posta de Capitólio.
Não é só a vista dos Cânions que é bonita, o caminho para chegar lá torna-se apaixonante, com uma ponte Pencil no meio.
Lá também tem uma tirolesa, com vista para os cânions, que eu optei por não fazer, já que não era permitido a filmagem com gopro (isso para que não haja perigo de cair as máquinas em alguém lá embaixo), mas você tem a opção de comprar a filmagem deles.
Passeio de Lancha
Não tem como ir a Capitólio e não fazer um passeio de lancha pelo lago de Furnas.
Existem várias empresas, eu fui com a Náutica Turvo. O passeio foi bem especial, pois nosso guia, Heliezer, era ótimo, e ainda nos levou para 2 cachoeiras fora do roteiro, que para mim, foram imperdíveis!
Já pega essa dica quando for fechar com eles, fala que viu aqui no meu blog hehehe
Dia 2
Existem dezenas de cachoeiras por lá e todas são lindas. Foi difícil escolher uma para ir, porém escolhemos as do complexo Trilha do Sol. São 3 cachoeiras, e você percorre, mais ou menos, 2 km no total, para visitá-las (ida e volta). A trilha é de nível fácil, porém bem íngreme em sua maioria.
Uma das cachoeiras estava fechada devido à chuva quando fomos, mas conseguimos contemplar a beleza das outras duas. São realmente lindas. Uma delas tem um caminho de água entre paredões, que te faz achar que está em um conto de fadas.
Após o almoço fomos conhecer a maior tirolesa de Minas Gerais, que fica na Cachoeira Sossegada. Ela tem 1km de extensão, e só a ida até o topo dela já é uma aventura, subindo a montanha em uma 4x4.
Ela é tão íngreme, que temos que usar um paraquedas para não acelerar muito.
ONDE COMER EM CAPITÓLIO
Restaurante do Turvo - é a dica imperdível da viagem. Todo mundo que vai para lá, precisa conhecer. O carro chefe da casa é a traíra recheada. Uma delícia e complemente sem espinhas.
Panorama - A comida é uma delícia também, e tem uma vista sensacional! A tilápia empanada no queijo da canastra é sensacional. E não esqueça de pedir o cafezinho após o almoço! Ele é diferenciado! Prova lá, e você vai entender o por que.
Empório 29 - um restaurante mais sofisticado, para dar uma boa relaxada no jantar.
Ele fica em uma cidade próxima a Capitólio, em Piumhi. Os 20 minutinhos até lá valem muito a pena.
Às quartas-feiras é dia de open wine por lá! Vinho tinto, branco e rose à vontade, das 18h às 22h.