top of page

ROTEIRO DE 15 DIAS EM PORTUGAL


Portugal é um destino que não me atraia, porém, era o sonho de minha mãe, então decidimos ir.

Fizemos uma roadtrip pelo país, que é bem pequenininho, então deu pra conhecer muita coisa!

Ficamos encantadas com as paisagens, os prédios, os azulejos é claro rs.

E as pessoas! Os portugueses são queridos demais, e não merecem a fama de grossos que têm (com excessão de poucos, vai).





DICAS RÁPIDAS:


-chip de internet: comprei o VODAFONE, logo no aeroporto. Peguei o pacote de internet ilimitada por 35 euros. O sinal é ótimo, pegou em toda Portugal, até nas estradas.

-Iniciamos e finalizamos a viagem nessa cidade, voando de AZUL na IDA, E latam NA VOLTA. Voos diretos, de 9 horas. É bem rapidinho (para Roma por exemplo, são 12 horas).

-Até 2023, brasileiros não precisam de visto para Portugal. Porém a partir de 2024, a Europa estará exigindo um visto eletrônico para entrar.

-Fomos em julho/2023, e o único requisito para entrada, era o seguro viagem.

-Lembre-se sempre de deixar comprovante de hospedagem, voo de volta e extrato de quanto dinheiro você está levando, pois pode ser pedido na imigração.

-Há vários estacionamentos pagos pela país, além dos de rua, que funcionam como um “ zona azul” de São Paulo. Se você para na rua, procure a máquina de estacionamento mais próxima e emita o ticket de acordo com o tempo que for ficar. É bem fácil de usar. Ou você pode baixar o app EMEL e fazer tudo por lá.

-Há ruas bem estreitas por Portugal, se seu carro for grande, você pode ter dificuldades.

-Importante dizer que, nessa viagem, praticamos o “slow travel”. Onde priorizamos qualidade do que quantidade. Conhecemos os lugares no nosso ritmo, sem a pressa de “ter que ver tudo”.



LISBOA - 4 DIAS


Como se locomover: a cidade possui fácil acesso ao trem, metrô e ônibus. Eu não utilizei o transporte público pois estava de carro.

Em alguns lugares é complicado de achar vagas, mas sempre tem algum estacionamento por perto.


De todos os hotéis que me hospedei em Portugal, o Dom Carlos Liberty foi o melhor. O café da manhã era ótimo, tem metrô e estacionamento para carros pertinho, e muitos restaurantes e mercados na região.


DIA 1

Chegamos no hotel às 10am, deixamos a mala na recepção e fomos passear pelo centro de Lisboa.

Estacionamos o carro e tomamos um café no copenhaggem Coffee Lab. Comi um lanche com avocado delicioso lá.

De lá fomos a pé para:


-Miradouro de Santa Luzia




-Castelo de São Jorge



Na saída do castelo aproveitamos para comer um bolinho de bacalhau na Casa do Bacalhau. Pedi o com queijo, e fui um dos melhores que comi em Portugal!


-Se for terça-feira ou sábado, visite a feira da Ladra

-Panteão Nacional


Voltamos para o hotel pois estávamos cansadas pós voo, tomamos um banho e fomos jantar em frente ao hotel no Your Healthy Kitchen, um restaurante saudável cujos pratos são deliciosos. Tomei lá minha primeira taça de vinho verde.


DIA 2

Dia de bate e volta. Fizemos 3 cidades em um dia. Vamos lá:


-Óbidos

Uma cidade medieval, que já recebeu o nome de ‘cidade literária’ pela Unesco.

Almoçamos no Castelo de Óbidos, restaurante da Pousada Pestana. Eu havia feito há meses a reserva, quando chegamos estava vazio, e pegamos o melhor lugar.

A vista é linda.

Eles possuem um único menu disponível, que inclui couvert, entrada, prato principal e sobremesa, por 40 euros por pessoa.

Não gostei da comida. Cara e ruim. Foi uma decepção, um dos poucos lugares que comi mal em Portugal.




Mas a cidade vale a pena ser visitada, é uma graça!




-Nazaré

Fomos conhecer a cidade das ondas gigantes (não, não havia ondas gigantes nesse dia).

A cidade me surpreendeu, é bem bonitinha, e as praias são lindas, bem azuis!




-Fátima

Então fomos conhecer o equivalente do Vaticano, em Portugal. Santuário Nossa Senhora de Fátima. Chegamos no final da tarde (umas 18am) e não estava cheio. Em volta tem um centrinho com várias lojinhas bacanas.




De lá fomos jantar no Lanterna do Fado, um restaurante português raiz. Tem até fado ao vivo dependendo do dia. O lugar é bem medieval, a estrutura de lá tem mais de 300 anos. Experimentei a bochecha de boi lá, que é uma comida típica da região.

Ah, comam a alheira com nozes e mel deles! Uma delicia.



DIA 3

Mais bate e voltas por aqui.


Cascais

A cidade fica pertinho de Lisboa, e também me surpreendeu. Uma graça, com muitas lojas e restaurantes. Acho que até me hospedaria lá, numa próxima vez.

Conhecemos um pouco da cidade, fomos comer um brunch no Seventh Brunch, que é uma rede de restaurantes bem gostosa por lá.



Sintra

De lá seguimos para Sintra, e aí sentimos na pele as consequências de ir à Europa nas férias de julho. A cidade estava lotada. O caminho das atrações é só uma rua estreita de mão única, ficamos umas 2 horas dando voltas e voltas nela, procurando os lugares e decidindo se íamos ou não. Como estava muito cheio tudo, decidimos nem sair do carro.

Mas a cidade é linda, lá tem o Palácio da Pena que dizem ser o mais bonito de Portugal.

Com certeza volto para conhecer melhor.


DIA 4

Começamos o dia voltando ao centro, na Rua Augusta. Na região há muitas lojas legais, tipo a Zara que estava em Promoção, e fiz a festa lá rs.

Nessa região também fica a Bertrand, livraria mais antiga do mundo.



Fomos almoçar no D’ Bacalhau, o restaurante do chefe Júlio, um chef de cozinha famoso em Portugal, que vive aparecendo na tv por lá, e recebe vária celebridades, inclusive brasileiros, por lá. LudMilla, Luan Santana, Alexandre Pires e Paola Oliveira estão entre os muitos que já foram.

Comemos um prato combinado de 4 tipos de bacalhau. Um mais gostoso que o outro.


De lá fomos para a região de Belém.




Conhecemos por fora a Torre de Belém (a fila estava enorme), e caminhamos ate o Mosteiro dos Jerônimos. Nossa intenção era entrar, mas já havia fechado.

E aí fomos conhecer o famoso Pastel de Belém.

Para quem não sabe, o pastel de Belém é diferente do de Nata. O de Belém só vende nessa loja da região. Eu confesso que achei ele mais gostoso. Vem mais recheio e é bem crocante. Então indico experimentar!

A fila é grande mas anda rapidinho.


ALGARVE - 3 DIAS


Algarves é a região sul do país. Virou um dos destinos preferidos dos Europeus para as férias de verão. Bons restaurantes, praias paradisíacas, badalação, e calmaria para quem gosta.

As praias são lindíssimas é imperdível estar em Portugal e não conhecer essa região.


Ficamos na região de Lagos, que tem bastante comércio, e é bem agitada.


Nos hospedamos na Casa da Ladeira Branca.Uma guest house. Não ficam funcionários na casa, só no café da manhã. Mas achei bem gostosinho o lugar.


DIA 1


Partimos de Lisboa para Lagos. No caminho, já em Algarve, paramos para comer no Bistrô Moagem. É um restaurante vegetariano, que antes, funcionava uma moagem. Então a decoração é bem específica desses tempos. Uma graça.

Comi uma torta de chocolate com carvão ativado de agradecer aos Deuses hehe deliciosa.




De lá fomos para Lagos, deixamos as malas na pousada, e ficamos pela praia Dona Ana, na região.



À noite fomos jantar em Sagres, que fica a 40 minutos de Lagos, no restaurante A Sagres. Adoramos!

Não deixe de tomar a sopa de peixe, uma delícia.

A especialidade da casa são moluscos, para quem gosta, vai amar o lugar!



DIA 2


Fomos para a praia de Carvoeira, onde fica a famosa gruta de Benagil. Só se chega lá por barco, então fechamos um passeio, que nos levou à diversas grutas na região, inclusive a mais famosa.

Não há necessidade de comprar o passeio antecipadamente.



De lá fomos conhecer o centrinho de Albufeira, com várias lojas e restaurantes, e aproveitamos para almoçar por lá.


À noite fomos até Portimão, no restaurante NUMA, um lugar que eu queria muito conhecer. Eles fazem menu degustação de pratos de Portugal e vinhos.




DIA 3


No dia seguinte rodamos kms, chegando quase até a Espanha (foto).


Nosso destino era a praia do Barril, onde fica um inusitado cemitério de âncoras. Elas eram usadas nas antigas armações de pescas, e foram abandonadas lá pelos pescadores de atum.




ÉVORA


Partimos rumo a Évora, uma cidade museu, cercada por uma muralha e considerada patrimônio mundial pela Unesco.

As raízes da cidade datam do tempo dos Romanos, tanto que há até um templo milenar lá.



Andar pela cidade já é um passeio em si. Aprecie a Praça do Giraldo e suas 8 ruas que dão por lá. Visite as lojinhas da rua 5 de outubro.



Entre nas diversas igrejas de lá: Sé Catedral de Évora, Igreja de São Francisco, Igreja da Graça, Igreja de São João Evangelista e Igreja de Santo Antão (a cidade é pequena, mas igrejas não faltam rs. E ainda não acabou, essas são só as principais).


Mas o que você NÃO pode deixar de fazer é visitar a Capela dos Ossos.

Uma Capela simplesmente construída com ossos HUMANOS.




Almoço: Taska Fina. Comida típica da região, lá provamos a Migas de Coentro, uma receita milenar, feita com pão e temperos.


Jantar: Restaurante Lombardo! Simplesmente o mais gostoso que comi em Portugal. Tudo lá era bom!

Provei o melhor vinho de lá: Calhameiro! Não deixem de pedir a garrafa, é espetacular!



Aqui também fiquei em uma guest House super bem localizada. A rua é um charme, cheio de lojinhas e restaurantes por perto.

Nome: Mont’ Sobro House Rooms.


DOURO


O Vale do Douro é a região de Portugal onde o vinho do Porto é produzido.

Você pode ir de carro, trem e até de barco. A passeios bate e volta saindo da cidade do Porto, e até cruzeiros de 3 dias pelo Rio Douro. A vista das montanhas é espetacular.


DIA 1

Chegamos de Évora, e a tarde fomos fazer um passeio pelo Rio Douro. O passeio que fechamos durou 50 minutos, mas é só para contemplar a vista. Não houve guia para explicar e narrar sobre a cidade. Mesmo assim acho que vale o passeio.



DIA 2

Andamos pelas vinícolas de Douro, até escolher uma para almoçar e degustar os vinhos.






Importante dizer que Douro contribuiu muito para Portugal ganhar o premio de melhor destino do mundo, em 2018.


O hotel que fiquei foi o Hotel Columbano.

Um dos únicos que tinha estacionamento gratuito, o café da manhã era bom, e tinha piscina, só que nem apareci por lá hehe


PORTO


Chegamos à minha cidade preferida de Portugal. Casas coloridas e azulejadas, por do sol às margens do Rio Douro, a belíssima Ponte D. Luís, cuja ela é só atravessar e você chega em Gaia, outra cidade cheia de movimentação.




DIA 1

Chegamos à tarde, almoçamos e fomos conhecer o Castelo do Queijo, que tem uma vista linda para a praia, em uma antiga fortaleza.

De lá fomos até a praia do Senhor da Pedra, que tem uma capela a beira mar. Lembra a capela na praia de Carneiros, em Pernambuco.


À noite fomos jantar no Postigo do Carvão, que fica no Cais da Ribeira, o cartão postal da cidade. Se você ainda não experimentou o prato típico de Portugal , “a francesinha”, aproveite para comer lá, é o forte da casa.



DIA 2

Descemos a rua Santa Catarina, que tem várias lojas para comprinhas e souvenir.

Fomos andando até a Praça da Liberdade, e lá conhecemos o Mc Donalds eleito o mais bonito do mundo.



E entre diversas lojas, fomos conhecer a livraria Lello, cuja lenda diz, que a autora J.K de Harry Potter, se inspirou em suas escadas, para criar Hogwarts.

A loja estava bem cheia, você tem que comprar o ingresso para entrar (5 euros) e pegar a fila de acordo com o horário que comprou.

A livraria é mesmo muito bonita.



À noite fui conhecer Braga, uma cidadezinha a 50 minutos de Porto. Fui jantar com uma amiga de lá. É uma cidade pequena, e o centro é bem charmoso.



DIA 3

De volta ao Cais da Ribeira, andamos pelos comércios, atravessamos a ponta à pé, e almoçamos em Porto um prato deliciosíssimo: feijoada de bacalhau, no Terra Nova Restaurante.

Atravessamos a ponte rumo à Gaia, onde ficam as diversas Caves para degustar e aprender um pouco sobre o vinho do Porto.


Escolhemos a Cálem, onde fizemos um curso e degustamos 3 tipos de vinho do Porto.




Nosso jantar de despedida de Porto foi o Mind The Glass, lindo, sofisticado, e todos os pratos estavam de comer rezando.


DIA 4

Dia de voltar à Lisboa, para pegar o voo ao Brasil na manhã seguinte.


Mas antes, demos nossa última voltinha em Porto, e paramos para almoçar no Restaurante Traça. É um restaurante de caça, e comemos carpaccio de veado lá.


Ao chegar em Lisboa já estávamos cansadas. Organizamos as malas e comemos no quarto mesmo: queijos (que são bem baratos lá) e salaminhos para fechar a viagem.


E foi isso gente, para mais detalhes assista meus destaques no Instagram: LARIPAULI


E qualquer dúvida, só chamar lá também!!


Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page