top of page

Intercâmbio na África do Sul

Intercâmbio em Cape Town - Cidade do Cabo


Fui parar nesse país totalmente sem querer, e hoje (Fevereiro/2023), com 19 países na conta, ele se tornou o meu país favorito!


Fiquei 3 semanas em Cape Town, que seria o Rio de Janeiro, da África do Sul. Uma cidade linda, grande, com restaurantes de culinária mundial, parques, praias paradisíacas e muita aventura.



Curiosidades da África do Sul:

-A África do Sul foi colonizada pelos britânicos, portanto eles falam inglês como UMA de suas línguas oficiais, porém o país tem 11 línguas oficiais.


-Hoje em dia a África do Sul vive uma crise no abastecimento de eletricidade, devido a isso, todo o país sofre apagões (falta de energia), diariamente, duas vezes ao dia, totalizando 4 horas sem eletricidade por dia.

Existe um aplicativo que mostra o horário do apagão em cada região: ESP.

Então, já vá sabendo disso, e se programe para atividades que requeiram energia. Leve também carregadores portáteis de celular!


-Você tem que comprar a eletricidade do seu apartamento/residência. Ela funciona como uma recarga, você vai na loja, coloca um valor, e quando está acabando, tem que ir colocar mais.


-Os sanitários, pelo menos de Cape Town, são como na Europa e EUA. Você pode descartar o papel higiênico na privada.

E também pode tomar água direto da torneira, ela já vem tratada.


-É um dos lugares de maior concentração de tubarões do mundo. Quando alguém vê um tubarão, toca uma sirene e todos saem imediatamente do mar. Há também, em todas as praias, kits de primeiros socorros de mordida de tubarão.


Custo de vida na África do Sul:

O custo de vida é mais baixo, comparado ao Brasil (principalmente São Paulo e Rio de Janeiro). Você come muito bem lá, por preços justos.

Um dos restaurantes mais caros de Cape Town, por exemplo, que é o Gold, tem o rodízio por 150 reais.


Melhor chip de internet da África do Sul: vodacom - já comprei no aeroporto


Minha escola de inglês na África do Sul: Estudei na Good Hope, na unidade do centro. Adorei a escola, os professores são bem sérios, e a escola promove vários Tours pela cidade, passeios e até viagens.


Culinária da África do Sul:

Acho que pela primeira vez em uma viagem, não senti falta da comida do Brasil. A culinária local é bem parecida com a nossa (tem feijão, arroz, lentilhas, frango, carne e peixe no dia a dia). E os restaurantes por lá, com culinária de todos os lugares do mundo, não deixam nada a desejar. Acho que não teve um lugar que fui, e não gostei da comida.


A dica de restaurante de comida típica, e barata deles é o FOOD LOVER. Uma rede de mercados, que tem por Cape Town, e serve buffet de café da manhã e almoço. Eu comia lá bastante, e me deliciava com as diversas opções de lá.


Só um detalhe: eles costumam usar bastante pimenta e temperos fortes nos pratos. Se você não gosta, pergunte sempre antes de pedir!


Restaurantes em Cape Town:

Como falei, a cidade é muito bem servida em restaurantes.

Vou deixar aqui uns dos que mais me marcaram:


-Addis in Cape Ethiopian - um restaurante da Etiópia, lindo, e que faz você ter uma imersão na cultura deles, comendo com a mão e tudo.




-Gold restaurant - Bem famoso em Cape Town, é uma espécie de rodízio de comida africana, onde são servidos 14 pratos diferentes, e você pode repeti-los quantas vezes quiser.

O restaurante ainda conta com apresentações no palco, e no final te chamam pra dançar junto. É uma experiencia bem legal. E eles ainda pintam seu rosto.

P.s.: o valor por pessoa, do rodízio, é de 455 rands, o que dá, mais ou menos, 150 reais. É um dos mais caros da cidade.




-Hacienda Coastal Mexican - um restaurante mexicano com pratos diferenciados, e preparados na sua mesa.


-Ala Turkish Restaurant - restaurante Turco muito lindo, e comida bem saborosa.


-Restaurante da vinícola Boschendal - comi o melhor espaguete ao molho pesto da minha vida lá


Minha hospedagem na África do Sul:

Optei por ficar hospedada em uma residência estudantil perto da minha escola de inglês. Isso fez toda a diferença para mim. Em 2016, fiz um intercambio à Londres e fiquei em uma casa de família. Ficava há uma hora e meia da escola, eu tinha que acordar muito cedo, e não me sentia à vontade para sair à noite, por ficar mais afastada.

Dessa vez, fiquei em um apartamento sozinha (mas você tem a opção de compartilhar com mais pessoas), a 5 minutos a pé de minha escola. Isso ajudou também a fazer e fortalecer laços com os outros estudantes, pois passávamos praticamente o dia todo juntos.


Segurança na África do Sul:

Fiquei hospedada no centro da cidade de Cape Town. Como todo centro de metrópoles, tem seus problemas com segurança. Mas lá, eu diria que um pouco mais do que já vi e vivi.

É perigoso andar sozinha, mesmo de dia por lá. As pessoas ficam te encarando, sabem que você é turista. Um segurança chegou a abordar uma amiga minha uma vez, dizendo que ela já estava muito tempo andando por ali sozinha, todos estavam olhando-a, e já era hora de ir para casa.


À noite então, nem pense em andar na rua. Sozinha, com mais meninas, e até com meninos, não recomendo. Aconteceram algumas situações desagradáveis enquanto estive lá, com amigos que resolveram andar à noite. Não chegaram a ser assaltados, porém foram seguidos e coagidos com arma branca.

A escola, inclusive, frisa bem essa parte assim que chegamos: não ande à noite, sempre pegue um Uber.

O que fazer em Cape Town


De graça:

-Bo Kaap - conhecer as casinhas coloridas de Cape Town. O bairro é composto por imigrantes muçulmanos, e se tornou patrimônio nacional da África do Sul.




-Oranjezicht Market - um mercado com comidas, bebidas, produtos, e pessoas lindas hahaha, de todo o mundo.

Ele abre de quarta à domingo, mas o melhor dia para ir é na quarta-feira!


-Table Moutain, é uma das sete maravilhas da natureza. É de graça para quem vai fazer a trilha a pé (já aviso que o nível da trilha é bem difícil), ou você pode pagar para subir com o bondinho. Você tem também a opção de subir pela trilha e descer pelo bondinho.




-Por do sol ou nascer do sol na Signal Hill ou Lions Head.


-Praias - em especial: Muizenberg Beach - A praia com as famosas casinhas coloridas




Pagos:

-GARDEN ROUTE: fechei o Garden route pela minha escola. Foi uma viagem de 3 dias (sexta, sábado e domingo). Posso dizer que foram os 3 dias mais incríveis da minha viagem.


Roteiro:

Sexta:

-Após uma viagem de 4 horas, paramos na praia Victoria Bay para almoçar.

-Andamos de caiaque em um lago na região, com lindas paisagens.



-Fomos para nossa hospedagem, e à noite tivemos um jantar típico da África do Sul, que nossa hospedagem nos preparou.

Sábado:

-Elephant Sanctuary The Crags - esse é um passeio polêmico.

Eles dizem que os elefantes foram resgatados e colocados no santuário para serem cuidados. Mas eles ensinam truques a eles, e os fazem conviver com os turistas o dia todo.

Não sou a favor desse tipo de passeio, de ver animais capturados, mas não pude resistir à ir. O contato com esses animais é incrível.




-Bloukrans bridge bungee jump - o maior bung jump de ponte do mundo! Foi uma experiência surreal! Vejam os vídeos nos destaques do meu Instagram: laripauli



Domingo:

-Fomos visitar um Safári, na região da Garden Route. Foi um safári pequeno (comparado aos grandes da África), mas pudemos ver os animais que eles chamam de Big five: hipopótamo, rinoceronte, Leão, búfalo e elefante.

E esse foi o fim da viagem de 3 dias.







-ROBBEN ISLAND - a prisão de segurança máxima que o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, ficou preso por 27 anos.

Hoje a prisão virou um museu, e é apresentada por guias que foram ex-presidiários políticos de lá.

É um passeio emocionante.

P.s.: vivi um perrengue chique lá. Éramos o último grupo do dia, e o barco que deveria nos pegar às 18h, quebrou. Ficamos presos na prisão por 2 horas.





-PARAGLIDING na Signal Hill - a vista já fala por tudo:




-BOULDERS BEACH - Tem uma passarela que é de graça, mas o legal mesmo é entrar na praia e ver os pinguins que habitam lá! E além de tudo, a praia é linda, paradisíaca.




-KIRSTENBOSCH NATIONAL BOTANICAL GARDEN - O jardim botânico de Cape Town é lindo! Vale a pena ir. Confira a agenda deles, pois sempre há concertos e até cinema por lá.




-FRANSCHHOEK e suas vinícolas - É uma região fora da cidade, que contém diversas vinícolas para visitar. Elas fazem um roteiro de vinho, e você pode transitar por elas por ônibus e trem. Fechei um passeio no site “get your Guide” para conhecer a região, mas você também pode ir por conta própria.

Lá recomendo almoçar no restaurante da vinícola Boschendal.





-CABO DA BOA ESPERANÇA - você paga para entrar no parque


-MERGULHO COM OS TUBARÕES - é um passeio imperdível para quem adora adrenalina. Você fica em uma jaula, no mar, enquanto os tubarões se aproximam. Tinham 12 tubarões quando fui.





Para saber mais sobre a África do Sul, assista meus destaques no instagram: laripauli.




Commentaires


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page