Vamos começar pontuando o fato de que Vitória é uma ilha. Você sabia? Eu não fazia idéia, até começar a pesquisar sobre o destino.
Nosso roteiro pelas terras capixabas abrange 5 cidades.
As duas primeiras são Vitória e Vila Velha. Não dá pra falar de uma, sem pensar na outra. As duas são cidades vizinhas, separadas por uma ponte, porém, é como se fossem uma só. São bem pertinho uma da outra, você pode por exemplo, se hospedar em vitória e ir jantar em Vila Velha.
No dias seguintes fizemos bate e volta às cidades de Ibiraçu, Gurarapari e Domingos Martins.
Alugamos um carro para essa viagem, mas você também pode fazer o mesmo trajeto utilizando Uber, e contratando passeios turísticos para visitar as outras cidades.
DIA 1
Fomos conhecer a atração que me fez querer conhecer o Espírito Santo: o Buda Gigante.
Ele fica na cidade de Ibiraçu, há mais ou menos 1 hora de Vitória.
Pelo nome vocês já sabem né, a famosa atração é a estátua de um Buda, que com seus 35 metros de altura, hoje é a maior estátua de Buda do ocidente, e a segunda maior do mundo.
A estátua fica em uma praça pública, ou seja, a entrada é gratuita e a qualquer hora do dia.
Ao lado fica o Mosteiro Zen, que é aberto a visita aos domingos.
DIA 2
Percorremos quase 2 horas de estrada até o Parque Estadual da Pedra Azul.
As piscinas naturais são o grande ápice do parque.
Há duas trilhas: uma menor, e uma maior, com nível de dificuldade intermediário. Na trilha maior há uma pedra para ser escalada, porém com suporte de corda em todo o percurso.
A visita ao parque deve ser agendada previamente.
Na volta passamos na cidade de Domingos Martins para tomar um café da tarde. A cidade é um charme, e o centrinho dela me lembrou o de Campos do Jordão.
DIA 3
Deixamos esse dia para conhecer os atrativos da cidade de Vitória e Vila Velha.
Convento da Penha - Fica no topo de uma montanha, e tem uma vista incrível
Visita à fabrica da GAROTO: ela fica bem no meio da cidade de Vila Velha, é um passeio legal de se fazer
Farol de Santa Luzia
Museu Vale - esse museu é gratuito e dizem que é imperdível! Infelizmente quando fomos ele estava temporariamente fechado.
Parque Pedra da Cebola
Enseada do Suá
Escadaria maria ortiz
Catedral metropolitana de vitoria
Convento da Penha:
Farol de Santa Luzia:
DIA 4
Não poderíamos deixar de curtir um dia de praia né? Para isso decidimos ir a cidade de Guarapari, famosa por suas praias belíssimas, e ficamos em um quiosque bem estruturado na praia de Peracanga.
A cidade fica a maios ou menos 1 hora e 30 minutos de Vitória.
ONDE COMER:
A culinária de Vitória é muito boa, e tivemos ótimas surpresas com os locais que comemos.
Os que eu recomendo:
-Restaurante Atlântica: você não pode ir a Vitória e não experimentar a moqueca deles. Para isso, escolhemos o Atlãntica, que além da moqueca, oferece outros pratos diversificados, tem uma ótima carta de vinhos, e uma das melhores sobremesas que já provei: o brigadeiro de coco com calda de chocolate.
a sobremesa de coco com calda de chocolate:
-Los chicotes: é um restaurante mexicano diferente de todos que já fui. Fomos em uma quinta-feira, que é o dia da semana que há música ao vivo e churrasco. Provamos o brisket da casa, que desmancha na boca!
-Esfihouse: é a casa mais famosa de esfihas de Vitória. Há diversos sabores, os tradicionais, como carne (cujo tempero da casa é diferenciado) e outros sabores diferentes, como mexicano! Vale a pena conhecer!
Para mais dicas sobre Vitória, acesse meu instagram e mande um DM =)