Ilhabela está dentre os destinos mais lindos do litoral norte de São Paulo.
Além de praias e cachoeiras de tirar o fôlego, o destino está sendo mais urbanizado nos últimos 5 anos, e mesmo com 84% de área preservada, você pode aproveitar também de toda a estrutura de pousadas, hotéis, restaurantes, beach clubs e uma variada vida noturna.
São mais de 300 espécies de árvores, mais de 300 cachoeiras e mais de 40 praias. Logo, você pode apenas passar um feriado prolongado, ou planejar todas as suas férias para desbravar a ilha.
O local é ótimo também para os fãs de mergulho, por sua água cristalina azul, grande variedade de espécies aquáticas e inúmeros navios naufragados.
DICAS RÁPIDAS:
É recomendável agendar antecipadamente a balsa São Sebastião - Ilhabela, já que ao finais de semana e feriados, a fila pode ficar gigante e lenta!
Não há por onde escapar dos borrachudos, que estão por todo lugar da ilha, e deixam picadas que incham e coçam. Nem todo repelente funciona lá, eu paguei para ver e fui infestada de picadas utilizando o repelente OFF de spray. Aquilo para eles é aperitivo rs. O repelente recomendado é um que foi desenvolvido na ilha mesmo, se chama CITROilha, e você pode encontrá-lo facilmente por lá.
Para quem vai de ônibus, há um transporte público circular, que funciona 24 horas por dia.
Nos hospedamos no Ilhasol Hotel Pousada http://www.ilhasol.com.br/ que nos apresentou um ótimo custo benefício. O lugar é super aconchegante, e além de camas confortáveis e chuveiro quente, que são imprescindíveis para mim, há uma área verde linda, piscina com bar, playground para as crianças, sala de Tv e de cartas, e sauna e salão de ginástica (esses dois últimos não estavam funcionando devido à pandemia).
DIA 01
Saímos às 06h da manhã de São Paulo, e chegamos por volta das 12h lá. O trajeto é longo, e pode ser agravado com a balsa, por isso recomendo ficar 2 dias livres lá, sem contar com os deslocamentos de ida e volta.
Nos instalamos no hotel, e fomos direto ao SEREIA BEACH ( https://www.instagram.com/sereiabeach.ilhabela/?hl=pt) , um restaurante em frente à praia, com som ambiente, espreguiçadeiras, e uma gastronomia variada.
Passamos a tarde lá, e em seguida fomos conhecer a famosa praia da Jabaquara.
À noite fomos no DONA BICA BEER ( http://www.donabica.com.br/ ), um pub praiano que nos surpreendeu com sua variedade de petiscos e cervejas artesanais.
DIA 02
Fechamos com a Victoria Turismo (https://www.instagram.com/victoriaturismopasseios/) um dos passeios mais procurados da ilha.
Adentramos em direção ao parque estadual de Ilhabela, lá paramos em duas cachoeiras (cachoeira da trilha da água branca e cachoeira do chuveirinho), em um mirante com vista para a praia de Castelhanos, e, por fim, desembarcamos na praia de Castelhanos, uma das mais lindas de Ilhabela.
Lá você pode ir até a ponta da direita, e fazer uma mini trilha rumo ao mirante do coração! A vista é imperdível.
Restaurante que recomendo na praia de Castelhanos: @bananadaterra.ilhabela, ele oferece estrutura de banheiros, mesas, espreguiçadeiras e chuveiro.
Fomos jantar na Pizzaria Kascata (https://www.instagram.com/pizzariakascata/), e lá provamos o carro chefe da casa, a pizza de Taiuba, uma planta típica de Ilhabela. Nós adoramos, e indicamos! A pizzaria é a única na ilha que oferece esse sabor.
Experimente também a de parmegiana de camarão.
E o legal, é que dá para pedir 3 sabores na pizza grande.